COMO ESTÁ A ADMINISTRAÇÃO DE SUA EMPRESA?

Todo negócio é bom, independente do seu ramo de atuação! Mas para seu negócio ser excelente ele precisa de 2 itens que são fundamentais, não somente para o seu sucesso, mas principalmente para a sobrevivência de sua empresa. 

O primeiro item é GESTÃO. Quando mencionamos esta palavra, muitos entendem que trata-se meramente da administração diária de sua empresa (compras, funcionários, custos fixos, manutenção, etc,) mas não é somente isso. Uma gestão envolve desde a administração diária, até o planejamento estratégico que são os objetivos de seu negócio, podendo ser o plano de expansão, melhoria de processos, dentre outros.

O segundo item é a comunicação que comumente (desculpe falar) é pessimamente gerido pelas organizações. O foco aqui não corresponde a contratação ou não de uma agência (qualificada), até porque (pasmem) a comunicação não se trata de “publicidade”. 

Vou utilizar de um exemplo que sempre compartilho:

“Se estiver na sua frente uma Ferrari e um Palio para sua escolha, qual seria sua opção?”

 Bem, a grande maioria faz opção lógica da Ferrari. 

Ai vem a segunda pergunta: 

“Quantas propagandas você já viu da Ferrari na televisão ou em revistas? Spot de Rádio?” 

A resposta as essas perguntas será um “sonoro nunca”, certo?”

Então, podemos concluir que o seu desejo de consumo não nasceu da publicidade da marca, certo? ERRADO. Nasceu sim da publicidade, mas ela foi feita com dinâmicas e alvos específicos. O cliente do Palio compra preço, o cliente da Ferrari compra valor.

As empresas que vendem valor oferecem uma maior rentabilidade para seu negócio, além de ter uma maior índice de fidelização e divulgação orgânica de sua empresa ou produto.

Para quem você tem vendido o seu produto? De qual forma vc tem apresentado o seu produto? Qual a percepção que os consumidores tem do seu produto? 

Todas estas respostas estão no marketing que você deveria estar trabalhando.

EU NÃO TENHO DINHEIRO PARA ISSO. COMO FAÇO?

Bem, a primeira triste noticia para você é que seu problema não é dinheiro mas sim organização corporativa. É uma questão pura de administração de seus recursos.

Muito provavelmente se você for questionado saberá informar de “bate e pronto” o percentual ou impacto de cada item de seus custos fixos como aluguel, folha de pagamento, capital de giro, produtos em estoque, despesas em geral, mas, será incapaz de dizer o percentual de seu faturamento que você investe em marketing estratégico.

Na Bluedock, estimulamos o cliente a fazer a conta de tudo que ele investe em divulgação e comunicação, avaliando investimentos internos e externos e em geral o cliente fica surpreso ao ver o montante que isso representa. O maior problema desta dispersão de investimentos é que ele não retorna para seu negócio, transformando o investimento em marketing em despesas de marketing.

Faça esse exercício. Contabilize seus investimentos e pense um pouco o que você poderia ter feito melhor com esse valor com um planejamento estratégico.

No próximo, vamos abordar um pouco mais deste tema. 

Mas caso você queria, entre em contato conosco e juntos vamos fazer este exercício. Poderá utilizar da ferramenta ao lado enviando mensagem, email ou diretamente pelo nossa página no facebook (clique aqui).

Boa semana e bons negócios!

Categorias: Papo de Marketing

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